'Cambadas' dialogam com estudantes na biblioteca Genebaldo Rosa
No evento teve bate-papo com Erick Bernardes, autor dos quatro volumes da série Cambada: crônicas de papa-goiabas
A Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa, anexa à Secretaria de Educação, no bairro Mutondo, recebeu na última quarta (24) a visita do escritor e professor da rede municipal de ensino, Erick Bernardes.
O evento contou com um bate-papo do autor dos quatro volumes da série Cambada: crônicas de papa-goiabas, publicados pela editora Apologia Brasil, com alunos da Escola Municipal Carlos Drummond Andrade.
Os livros valorizam e contam um pouco da história e cultura da cidade de São Gonçalo.
A biblioteca, que já contava com o livro Cambada I, recebeu a doação do autor dos outros três volumes (Cambadas II, III e IV), que retratam as histórias de origem dos bairros, os nomes dos lugares, curiosidades, algumas lendas, fundação de praças, pontes, nomes de ruas, entre outras peculiaridades do município.
"A ideia é provocar nos alunos a noção de pertencimento e o amor pelo lugar em que vivem. Só assim haverá valorização da cultura local. Os Cambadas foram escritos desde o começo do projeto como forma de suprir a carência de narrativas locais que valorizem a cidade. Prova disso foi que, ao falar da Ilha de Itaoca, crônica presente no Cambada I, as crianças se identificaram a ponto de completarem as histórias. Expliquei o motivo do caranguejo estampar a capa dos livros, como forma de homenagear os mangues fluminenses”, disse Bernardes.
Neste ano, as escolas estão focando seus conteúdos e projetos na temática da afetividade. Pensando nisso, a Secretaria está trabalhando diversas formas de afeto, pelos colegas de sala, pela família, pelos professores e pelo município.