top of page
Foto do escritorApologia Brasil

Jornalista Rujany Martins lança livro de memórias em noite de celebração

Lançamento será no Teatro Municipal de São Gonçalo em 31 de janeiro

Rujany Martins/Divulgação
Rujany Martins/Divulgação

O jornalista Rujany Martins, 87 anos, lança no dia 31 de janeiro, no Teatro Municipal de São Gonçalo, o livro "Vi, ouvi, vivi" (Ed. Apologia Brasil, 212 p.), uma coletânea de relatos memoriais de sua vasta e longeva carreira de 70 anos de estrada no jornalismo radiofônico e impresso do Rio de Janeiro, mas de grande repercussão nacional.


Na primeira parte da obra, Rujany mergulha em suas origens no bairro Porto da Pedra, em São Gonçalo/RJ, cidade onde nasceu e se formou, e nas amizades da juventude - de uma geração considerada a mais notável da história do município - que nunca lhe faltaram e que foram fundamentais ao longo de toda a sua vida.


Depois de abrir o livro com suas memórias mais intimistas, principalmente sua relação com o pai, que o batizou inspirado na tabebuia, Rujany estabelece uma relação com o leitor como quem prende atenção do ouvinte contando um bom causo. Aliás, sua especialidade, para quem o conhece.


O veterano jornalista conta tudo que viu e ouviu no tempo áureo do rádio no Brasil, trabalhando nas emissoras Tupi, Continental, Guanabara (Band) e Federal (Manchete) entre 1957 e 1969.


Nesse período marcam presença no livro as transmissões de futebol e esportivas ao lado de grandes ícones do microfone, como Oduvaldo Cozzi e Doalcei Camargo, a inauguração de Brasília, o nascimento da Jovem Guarda, encantos e desencantos com o rádio num momento conturbado do país, antes e durante a ditadura (1964-1985).


Por seu trabalho como comentarista esportivo, Rujany vence o Prêmio Bola de Ouro em 1977 atuando pela rádio Federal, atual Manchete.


Ao contar sobre sua passagem pelo grupo O Fluminense, Rujany revela histórias pouco conhecidas do grande público, como o processo de remodelagem e modernização do jornal, que saiu de uma condição quase obsoleta de seu parque gráfico e ultrapassada editorialmente, para uma das mais poderosas e influentes empresas de comunicação do Rio de Janeiro.


Por fim - mas nem tanto - Rujany Martins relata as venturas e desventuras como empresário à frente de o Nosso Jornal de Notícias, veículo que criou em São Gonçalo e que foi o mais importante e influente na cidade enquanto esteve em circulação, entre 1992 e 2007.


"Esse livro não é apenas um registro individual, mas um registro histórico que perpassa 70 anos de evolução das tecnologias e plataformas de comunicação de massas no Brasil. Só por isso a obra já seria fundamental. Mas nela tem também um vencedor. Um cara que não via tempo ruim e se reinventava quando necessário. Sempre como protagonista de sua história. Um exemplo pra todos nós. Estamos muito felizes com o resultado do livro. Dá uma ideia exata de quem é esse grande gonçalense e brasileiro, Rujany Martins", disse Helcio Albano, diretor da Apologia Brasil e editor da obra.


O lançamento será uma noite de celebração com música, depoimentos e homenagens aos 70 anos de profissão desse gonçalense nato que tanto orgulho dá à cidade de São Gonçalo.


O livro já está a venda e pode ser adquirido via WhatsApp da editora clicando aqui.


Serviço:

Lançamento do livro Vi, ouvi, vivi

Local: Teatro Municipal de São Gonçalo - Rua Feliciano Sodré, 100 (ao lado da Prefeitura)

Data: 31 de janeiro de 2023

Horário: 19 horas

Apoio: Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de São Gonçalo


Atualização: o lançamento foi adiado devido às fortes chuvas que danificaram o Teatro. A nova data para o lançamento é 28 de fevereiro.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page