Maria Nelma lança edição definitiva de sua obra clássica sobre São Gonçalo
Lançamento está previsto para dezembro
A professora e pesquisadora Maria Nelma Carvalho Braga, 79, lança em dezembro a edição definitiva de seu livro clássico O Município de São Gonçalo e sua história, totalmente revisto e atualizado pela autora.
O livro, editado pela Apologia Brasil, que vai contar com uma edição "de luxe" com capa dura, chega às livrarias com 592 páginas, com informações e documentos inéditos, além de uma coleção cartográfica única e exclusiva criada e catalogada por Maria Nelma ao longo de quase quatro décadas de pesquisas e trabalho duro pelo município.
"A obra escrita pela Professora Maria Nelma Carvalho Braga, que chega à sua 4ª edição atualizada e ampliada, é o resultado do esforço - na maioria das vezes solitário e pioneiro - de toda uma vida. O Município de São Gonçalo e sua história, já um clássico da historiografia gonçalense, é, antes de qualquer coisa, um monumento de amor à cidade", observa Helcio Albano, responsável pela 4ª e derradeira edição desta obra da pesquisadora, que decidiu se aposentar de novas publicações, mas não de suas investigações acerca do município onde nasceu e vive.
Não faltam na obra, além dos marcos fundantes e do desenvolvimento do município, as controvérsias de São Gonçalo com Niterói que se perduram no tempo, como a traumática perda do distrito de Itaipu para o município vizinho.
Em celebração ao aniversário da cidade e ao lançamento dessa edição, estão previstos vários encontros e palestras com a professora Maria Nelma organizados pela editora Apologia Brasil, em especial a sessão solene na Câmara Municipal em homenagem a autora no dia 8 de abril de 2024, promovida pela vereadora Priscilla Canedo.
Para quem não sabe, uma das diversas contribuições de Maria Nelma à cidade foi conseguir que a Prefeitura oficializasse o 6 de abril, data da entrega da Sesmaria a Gonçalo Gonçalves, como marco fundante da cidade, que ano que vem completa 445 anos.
No dia 30 de novembro Maria Nelma participa da mesa de debates "Construção Coletiva: O Fazer Literário das Escritoras em São Gonçalo", na festa literária Vi@ Palavra - Literalidades Gonçalenses, que será realizada na FFP-UERJ, no bairro Patronato.
Adquira o livro na pré-venda AQUI.