Vivian Lissek vence Troféu Gonçalo Ferreira da Silva de Cordel
Jovem poeta da Bahia fatura o Concurso promovido pela AGLC; anuncio dos vencedores foi feito nesta quinta (11)
Nesta quinta (11) a Academia Gonçalense de Literatura de Cordel (AGLC) anunciou os vencedores do III Concurso de Literatura de Cordel em São Gonçalo - Prêmio Troféu Gonçalo Ferreira da Silva, em grande festa que comemorou o Dia Municipal do Cordel, celebrado oficialmente em São Gonçalo (RJ) em 8 de julho.
Os três grandes prêmios, assim como na edição do ano passado, ficaram no Nordeste, mas com uma grata novidade: a grande campeã foi Vivian Sampaio Lissek, jovem poeta paranaense de 24 anos, radicada na Bahia desde a tenra idade, que venceu o Concurso com o poema "Versos que educam", texto estruturado em sextilhas com 24 estrofes.
O tema desta edição foi "A importância da Literatura de Cordel como metodologia no ensino no Nordeste e no Brasil”.
O poeta potiguar Manoel Cavalcante, com o texto em septilhas "Cordel é revolução" ficou em segundo lugar, e o cearense João Rodrigues Ferreira, com o poema - também em septilhas - "Cordel: professor atemporal", ficou em terceiro lugar, repetindo a colocação de 2024.
Os três primeiros colocados receberão como prêmio os troféus esculpidos especialmente para o Concurso, uma quantia em dinheiro e a publicação de seus textos no livro "O ensino da literatura de cordel na escolas" pela editora Apologia Brasil.
O trio vencedor também participará do Programa Daki, na Rádio Aliança, no sábado (27) como parte da premiação.
Os outros sete colocados, que também garantiram presença na publicação em livro, foram os poetas Marciano Medeiros (4º), Edson de Paiva (5º), Hélio Gomes Soares, (6º), Erismar Andrade Oliveira (7º), Andréa Carvalho Santos Borges (8º), Marco Antonio Campos (9º) e Hélio Alexandre Silveira e Souza (10º).
O evento que anunciou os vencedores do Concurso foi realizado no Salão Nobre do ICBEU-ISAT no Centro de São Gonçalo e transmitido ao vivo no YouTube pela TV Daki. Para assistir, acesse esse link: https://www.youtube.com/watch?v=85XWb80tm4c.
"Com muito suor e amor ao Cordel conseguimos fazer a terceira edição do Concurso que só cresce e fica cada vez mais reconhecido em todo país. É uma alegria imensa poder participar de tudo isso através da Academia com ajuda dos amigos que abraçaram esse evento que já entrou no calendário nacional. Muito obrigado por tudo e a todos", disse, emocionado, Zé Salvador, poeta cordelista, presidente da AGLC e idealizador do Concurso.
No dia 25/7 (quinta-feira) será realizada a grande cerimônia de premiação dos vencedores, também com transmissão pela TV Daki.
O Prêmio Troféu Gonçalo Ferreira da Silva é promovido pela AGLC em parceria com a editora Apologia Brasil e tem o apoio cultural dos colégios Odete São Paio, Jean Piaget, Curso Daniels e o Icbeu-Isat.